PASSAPORTE PARA CRIANÇAS

 

Derick com passaporte 4

Vamos começar a conhecer o mundo com as crianças?! Prepare os documentos!

O ritual para tirar o passaporte de uma criança é praticamente o mesmo de um adulto: entrar no site da Polícia Federal, verificar os documentos, preencher alguns dados e escolher o local de atendimento. Fique atento pois é exigida autorização expressa de ambos os pais ou do responsável legal e a criança deve estar presente no momento do requerimento do passaporte.

“Ah, mas o meu bebê tem 1 mês de vida.”  Sim, precisa levá-lo!

Mas o que gera mais dúvida nos pais é: o passaporte do meu filho tem validade por quanto tempo?

A regra geral é a validade ser de 10 anos, mas só para quem tiver mais de 18 anos de idade. Abaixo dessa idade a regrinha é fácil:

 

IDADE VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos

Fonte: http://www.pf.gov.br/

Existe uma coisa muito importante, alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade contados a partir da data de saída. Então presta atenção, se você tirou passaporte pro seu filho de 1 mês e quer viajar para os Estado Unidos, por exemplo, o documento só tem, na verdade, 6 meses de validade.

É, eu sei, dá raiva mesmo. Passei por isso… Na agonia tirei o passaporte do meu filho quando ele tinha 2 meses, mas só fui viajar pros EUA quando ele tinha 9 meses. Tive que tirar outro! Mas a notícia boa é que o visto dos EUA vale por 10 anos independente da idade! O meu “trabalho” é ter que andar com 2 passaportes pra cada filho (1 vencido com o visto válido e o outro é o passaporte válido).

Para a Europa a exigência é de 3 meses, mas na Inglaterra é de 6 meses e na Irlanda de 1 ano!

Uma coisa é certa, quem quer viajar tem que pesquisar! Sempre confira as regras do país que está indo visitar e, lógico, sempre confira a validade do seu passaporte e visto!

Agora sim vamos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *